Deus procura os fiéis da terra




Deus procura os fiéis da terra

Em certo campo de batalha havia dois grandes amigos. Ambos precisaram ir à frente do combate. Em certo momento o exército inimigo começou a atacar e um deles foi atingido por uma bomba e perdeu uma das pernas. Nesse momento o general do exército ordenou que todos os soldados recuassem e voltassem a base onde eles poderiam fugir do inimigo. O soldado ao ver seu amigo ferido na perna, desobedeceu a ordem o general e voltou para salvar seu amigo ferido. O general e seus soldados chegaram a base e após alguns minutos aquele combatente que voltou para resgatar seu amigo chega ao local com seu amigo nos braços, porém o mesmo já estava morto. Nesse momento o general do exército, de forma dura proferiu as seguintes palavras:

“- Por que você me desobedeceu? Você pôs em risco a sua vida e de todo exército. Essa sua atitude irresponsável valeu a pena? Com certeza não, pois seu amigo está morto.”

O soldado com lágrimas nos olhos respondeu ao general:

“- Valeu apena sim, pois quando o tomei em meus braços ele ainda estava vivo e teve tempo de me dizer: Eu sempre soube que você voltaria.”

Observando esse belo exemplo de amizade e fidelidade, entendemos que esses valores também significam: lealdade. constância, firmeza nas afeições, nos sentimentos, perseverança. Observância rigorosa da verdade; exatidão.  Na Bíblia, esses significados se revestem de maior valor, pois fidelidade quer dizer a qualidade daquele que é fiel a Deus, à sua palavra.

Em Salmos 101:6 diz assim a palavra de Deus:

“- Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.”

No mundo em que vivemos, predomina em grande maneira a filosofia do relativismo, segundo a qual, as coisas não têm tanto valor, no sentido absoluto, e que as atitudes devem guiar-se pelas circunstâncias, pelos interesses, pelo momento. Essa filosofia tem sido inconscientemente, muitas vezes, levada à prática por muitos cristãos, nas igrejas locais. Há crentes em Jesus que, diante de uma situação, de uma decisão a tomar, não levam a sério os ditames da palavra de Deus. E agem como se fossem ímpios ou descrentes. É muito comum vê-se a falta de cumprimento da vontade de Deus – a fidelidade – em coisas pequenas, do dia-a-dia. Você mentiria para preservar seu emprego? Se sim, então sua fidelidade a Deus é condicional e parcial.

Para além de cumprir mandamentos, a fidelidade a Deus indica acima de tudo um grande amor a Deus e sua Palavra. Somente quando se ama verdadeiramente pode se pagar o preço. Mas por que mesmo conhecendo a verdade as pessoas optam por serem infiéis? Isso ocorre porque há um processo mental que a Bíblia chama de cauterização da consciência (1 Tm 4.2). É um estado de insensibilidade espiritual, em que a pessoa já se acostumou a pecar, e a consciência, que é o alarme de Deus no interior do homem, não dispara mais. Esse é um processo perigoso, pois a pessoa não sente que está errada. Peca, e continua pecando, pensando que tudo acabará bem. Mas é engano perigoso. Deus é onisciente, e vê todas as coisas em todos os lugares.

É impossível esconder-se da presença de Deus. Na luz, ou nas trevas mais profundas, Deus tudo vê. Que Deus nos ajude a sermos fiéis, não só nas coisas grandes, mas nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, de grande valor diante de Deus.





Tags:


Sobre o autor



5 Resposta para Deus procura os fiéis da terra

  1. Mas Davi não é onisciente, onipresente para ver todos na terra…

  2. Clemar

    Boa mensagem! Só uma correção. Não é Deus quem procura os fiéis da terra no Salmo, é seu servo Davi. Basta lê-lo por inteiro e verá. Com base nisto a mensagem da Bíblia leva para outro sentido e não a fidelidade

  3. Ana

    Obrigada pela palavra de exortação

  4. Tarcísio Gervásio

    Muito linda essa palavra de Deus. Que DEUS abençoe poderosamente abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Back to Top ↑