A música é Gospel, mas é Bíblica?




A música é Gospel, mas é Bíblica?

O significado destas duas contrações God + spell significa “evangelho” “boa nova”. Ironicamente a música cristã como a conhecemos hoje está cada vez mais distante da verdade da Palavra de Deus. Porém a maioria dos cristãos cantam essas canções sem a devida análise do que estão cantando, e esse tipo de postura se reflete em nossa prática cristã e nas coisas que acreditamos.

Vejamos alguns exemplos:

Música: Não morrerei (Marquinhos Gomes)
Trecho: “- Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir. Quem tem promessa de Deus não morre não. Não desiste não. E tem a fé, a fé de Abraão.”

Quem tem promessa de Deus não morre? Vejamos o que está escrito em Hebreus 11:13:

“- Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.”

Música: Seu Sangue (Fernandinho)
Trecho: “- Seu amor me conquistou. Sou eterno devedor“.

Compreendo pelo contexto da música que a frase “Sou eterno devedor” sugere gratidão pelo que Jesus fez e que somos eternos devedores a Deus, porém vejamos o que a Bíblia declara em Colossenses 2:14:

“- Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz”.

Ou seja, o escrito de dívida que era contra nós foi totalmente removido e cravado na Cruz. Deus não requereu essa dívida de nós. Ele pagou a dívida e nos concedeu a Salvação pela Graça (Porém não de graça), pois um alto preço foi pago.

Música: Deus de Promessas (Ministério: Toque no Altar)
Trecho: “- És Deus de perto e NÃO de longe, nunca mudaste, tu és fiel.”

Compreendo que o autor quis dizer que Deus não está longe de nós, mas essa parte da música faz referência a uma passagem em Jeremias 23:23 que diz:

“- Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?”

Ou seja, a Bíblia diz que Deus é um Deus de perto e também de longe. Mesmo que você esteja distante de Deus ele sempre estará a te observar. Deus está a observar os maus e os bons. Provérbios 15:3.

Música: Quando Deus se cala (Grupo: Voz da Verdade)
Trecho: “- Ele tarda, mas não falha, Ele vem com a solução.”

O trecho acima se parece mais com ditos populares do que com o caráter de Deus, pois a Bíblia declara:

“- O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia.” (II Pedro 3:9.)

Música: Imagem de Deus (Grupo: Voz da Verdade)
Trecho: “- Negou-se a si mesmo. Mesmo sendo Deus, mesmo sendo Deus.”

Veja o que diz II Timóteo 2:12-13: Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

Na realidade Filipenses 2:7 diz:

“- Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”

O texto não fala negou-se a si mesmo, mas esvaziou-se a si mesmo. O termo negar-se a si mesmo diz respeito a Deus agir de forma contrária a sua natureza. Porém Deus é fiel, mesmo que sejamos infiéis, pois a Fidelidade faz parte do Seu caráter.

Já o termo esvaziar-se diz respeito ao fato de Jesus, mesmo sendo Deus, se humilhou assumindo a forma de servo, e morrendo na cruz por nossos pecados. Você percebeu a grande diferença entre os dois termos?

Música: Somente Cante (Lauriete)
Trecho: “- Cante, somente cante, e as cadeias hoje vão se abrir”.

A música faz referência à passagem em que Paulo e Silas ficaram presos, porém a Bíblia diz que eles oravam e cantavam louvores. A música fala “- Cante, somente cante, e as cadeias hoje vão se abrir”. Não foi apenas com os louvores que as cadeias caíram, mas também com a oração dos servos de Deus.

Música: Ele é capaz (Elaine de Jesus)
Trecho: “- Ele não nasceu, e ninguém jamais O criou.”

O trecho acima se refere a Jesus. A parte final está correta, pois Jesus sendo o Eterno Deus jamais foi criado, mas o erro está no inicio quando afirma que “Ele não nasceu.”

Em Isaías 9:6 lemos:

“- Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Conclusão:

Como ministro de louvor, fico triste porque muitas músicas cantadas hoje nas igrejas não falam de pecado e arrependimento, mas colocam o homem e suas necessidades pessoais no centro das canções que deveriam ter Jesus como centro da verdadeira adoração. São mensagens superficiais que não promovem a glória de Deus e o conhecimento Dele que leve o homem à Salvação por meio de Cristo Jesus.

A linda música O Evangelho do Grupo Logos retrata bem como o Evangelho tem sido deturpado nos dias de hoje. Vamos refletir um pouco sobre as músicas que cantamos em nossos cultos e voltemos a verdadeira adoração que sempre deve ser pautada na Palavra de Deus. 

A Deus seja a Glória para sempre!





Tags: , ,


Sobre o autor



10 Resposta para A música é Gospel, mas é Bíblica?

  1. Ronirobertomarques

    Várias canções do Fernandinho são retiradas de passagens bíblicas.
    Gosto de louvores que engrandecem o nome de Deus.

  2. Rafael Lopes

    Sobre não Morrerei… muitos morreram sem receber a promessa, não irei negar isso, mas todos ás viram. Ou seja todas as promessas se cumpriram, não recebeu quem não obedeceu ou teve a tal fé de Abraão que hoje em diajá não existe mais… duvidaram e até mesmo murmuraram contra Deus. não é fácil sacrificar um filho não.

  3. jesse

    É interessante como essas coisas tomam proporções, nao é, existem tantas heresias nas muisicas hoje em dia, mas porque nao se explicam, é como falarmos sobre adoração a maria aos amigos catolicos e porque os padre nao falam sobre imagens e idolatria infelizmente é o mesmo sentido no meio evangelico, nenhum cantor vai querer perder credibilidade e e vendas de seus cd.

  4. Guilherme Paniagua Santos

    Oi.
    Poderia sugerir-me músicas ?

    • abibliaexplica

      Há belas canções no meio evangélico. Gosto das letras do cantor João Alexandre, Grupo Logos, Sergio Lopes. Também gosto de algumas canções do cantor Leonardo Gonçalves, dos Arrais, etc

  5. RICARDO

    sobre a música “não morrerei” acho que a parte que diz “quem tem promessa de Deus não morre não” é sobre uma promessa(revelação) específica feita pelo espírito santo a Simeão em lucas 2:25,26 que dizia que ele não morreria antes de ver o Cristo de Deus.SOBRE UMA PASSAGEM ESPECÍFICA

    • abibliaexplica

      Ricardo,

      Também cabe essa interpretação, mas a música após esse trecho fala da fé de Abraão. Sugiro então que a música falasse da fé de Simeão. 😉

      Ats,
      Lino Junior – A Bíblia Explica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Back to Top ↑