Por que há tantas interpretações diferentes da Bíblia?




Por que há tantas interpretações diferentes da Bíblia?

Você já se perguntou por que há tantas interpretações distintas da Bíblia? Como pode tantas religiões diferentes terem a Bíblia como fundamento de sua fé? Por que há tantas igrejas cristãs com doutrinas tão diferentes? Isso ocorre porque todos nós antes de lermos as Escrituras Sagradas já possuímos muitos paradigmas, que queiramos ou não influenciam diretamente a nossa forma de ver a Deus e de interpretarmos Sua palavra. Nesse contexto o que acaba ocorrendo é o fenômeno que denomino Adequação Inversa das Escrituras.

O que seria esse fenômeno?

Adequação Inversa das Escrituras nada mais é do que seguir o caminho inverso na interpretação da Bíblica. É buscar na Bíblia referências que respaldem uma doutrina previamente aceita como verdade, sem contudo avaliar tudo o que a Bíblia diz acerca de determinado assunto. É tentar adequar a Bíblia a doutrinas e ensinos humanos ao invés de deixar com que Palavra de Deus seja sua própria interprete.

Cito aqui um exemplo:

Você acredita piamente em determinada Doutrina. Então com base nisso você procura na Bíblia referencias que respaldem o que você aceita como verdade, e sobre essas citações e textos isolados você fundamenta essa doutrina.  Porém se você encontra citações bíblicas que negam essa mesma doutrina o que você faz? Geralmente ao invés de elucidar os pontos de dúvida ou tentar explicar os textos contrários ao que você já aceita como verdade, cita outros textos que aparentemente comprovam que a doutrina em questão é fundamentada na Bíblia, fugindo então da aparente contradição.

Todavia a própria palavra de Deus nos afirma que nenhuma Escritura é de particular interpretação (II Pedro 1:20) e segundo a regra fundamental da hermenêutica (ciência da interpretação de textos), a Bíblia é sua própria interprete. Ou seja, para se tomar algo como verdade, não se pode tomar textos isolados das Escrituras e dar a estes o significado que não possuem. Portanto, antes de dar crédito a qualquer ensinamento supostamente bíblico, devemos examinar todo o contexto que envolve os textos citados.





Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Back to Top ↑