Tradição x Tradicionalismo

Tradição x Tradicionalismo

O teólogo luterano Jaroslav Pelikan, professor emérito da Universidade de Yale fez a seguinte distinção entre tradição, de um lado e o que denominou tradicionalismo, de outro. Ele diz:

“- Tradição é a fé viva daqueles que já morreram. Tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vivem”.

Enquanto muitos cristãos consideram qualquer ideia referente à tradição como algo ultrapassado e suspeito, existe grande valor na manutenção de princípios e conceitos que correspondem essencialmente à fé cristã e que foram preservados ao longo da história. Isto é o que naturalmente seria denominado “tradição”. Sob essa perspectiva existem coisas que, embora antigas, valem a pena preservar por sua qualidade intrínseca; enquanto há outras que, apesar de atuais, não agregam valor algum.

Portanto antes de julgarmos alguém por ser tradicional, ou se comportar de forma diferente do que acreditamos ser um cristão “avivado”, que possamos conhecer melhor o outro, respeitar suas particularidades, seu modo de ser. Devemos buscar compreender suas crenças, sua cultura e como estas pessoas veem o relacionamento com Deus.

Fica a dica.

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Back to Top ↑